Sobre o programa

Empresas como UBER, AIRBNB e GOOGLE alcançaram o sucesso pois foram capazes de enxergar modelos de negócios inovadores. Na realidade, provocaram um verdadeiro terremoto nos conceitos existentes até então. Como você imagina o modelo de negócios da sua organização no futuro? Estará entre os dominantes ou terá dificuldades de enfrentar modelos inovadores?

O Business Model Canvas (BMC) fornece os elementos necessários para a representação de modelos de negócio da sua organização, por meio de técnicas de Design Thinking, provocando reflexões e “insights” decisivos.

O objetivo desse programa é prover a organização com um ferramental para discussão, avaliação e proposição de seus modelos de negócio, de uma forma ágil e eficiente.

Público-Alvo

Diretores e Gerentes seniores, que tenham a responsabilidade de avaliar a eficácia dos modelos de negócio existentes na organização ou de propor modelos desafiadores.

Conteúdo

  • Caracterização de um modelo de negócios
  • Os 9 blocos do BMC
  • Observando o cliente e modelando a execução
  • Padrões de modelos de negócios
  • Avaliação estratégica do BMC
  • Utilizando o BMC para contar histórias do seu modelo de negócios

Objetivos do Programa

  • Elaborar modelos de negócio com uso de técnicas de Design Thinking;
  • Modelar a operação da empresa a partir da compreensão das necessidades do cliente e dos canais de venda;
  • Verificar antecipadamente a coerência de modelos de negócios disruptivos;
  • Comparar o modelo de negócios criado com os padrões existentes, verificando sua eficiência e/ou sua vantagem competitiva.

Metodologia

Exposição dialogada, apresentação das melhores práticas e casos de sucesso e exercícios com dinâmicas de grupo.

Professor