Sobre o programa

O design sempre foi caracterizado pela compreensão profunda das necessidades humanas, conexão com tendências e criação de ideias originais, prototipagem e experimentação. Nos últimos anos os princípios e as práticas do design vêm sendo aplicados à solução de desafios e problemas complexos, seja na no desenvolvimento um novo produto ou serviço, no redesign estratégico de um processo ou na criação de uma startup. Seja qual for seu objetivo, acreditamos que projetar para um mundo complexo e para um futuro emergente requer das pessoas um modo de pensar e métodos/ ferramentas diferentes daqueles com os quais estamos normalmente acostumados a trabalhar.

Público-Alvo

Empreendedores Corporativos, Diretores, Gerentes e Líderes de Projetos desafiadores que demandam inovação.

Conteúdo

  • Contextualização de problemas/desafios estratégicos
    – Práticas e atitudes em cada contexto
  • Design de novos projetos em contextos complexos
    – Expansão do modo de pensar/cognição
    – Tipos de intervenção (projeto)
    – Método aplicado para design de novos projetos: Exploração (orientada a tendências, orientada às necessidades dos stakeholders) -> Análise (insights) -> Concepção (diretrizes, ideias/ conceitos, protótipos de novos projetos) -> Experimentação (incubação + aceleração de novos projetos)
  • Liderando a execução de novos projetos
    –  Formação de equipes multidisciplinares internas e externas
    –  Engajamento de equipes
    –  Motivação intrínseca e extrínseca
    –  Incerteza no processo decisório

Objetivos do Programa

  • Expandir o modo de pensar novos projetos em contextos complexos/desafiadores.
  • Instrumentalizar os participantes com métodos e ferramentas do design aplicados estrategicamente na exploração, concepção e experimentação de novos projetos.

Metodologia

  • Apresentação + discussão com conteúdo multimídia
  • Exercícios em grupo
  • Provocação e reflexão
  • Role playing e simulações
  • Call to action

Professor