Tempo de leitura: 1 minuto

Você já ouviu falar em intraempreendedorismo? Bom, se ainda não sabe sobre o que se trata, irá descobrir com a leitura desse livro.

“Feitas para crescer”, dos autores Chris Kuenne e John Danner, é uma obra que traz lições valiosas e práticas de como o intraempreendedorismo pode promover a inovação e o desenvolvimento do seu negócio.

Na procura por tentar entender se há um padrão determinante na construção e no sucesso de um negócio, Chris e John desenvolveram um método de pesquisa no intuito de descobrir se existe um tipo de pessoa com mais tendência a criar um projeto vencedor.

Em suas pesquisas descobriram que a personalidade do líder é a força vital para uma organização bem-sucedida. Esse perfil de liderança ficou conhecida como “Personalidade construtora”, e há quatro tipos diferentes dela.

Chris e John explicam as qualidades e defeitos de cada tipo de líder, e oferece ao leitor um bom exercício de observar em qual desses perfis você se encaixa. Confira alguns deles e suas características abaixo:

  • Líder Condutor:

Este tipo de líder é implacável! É aquele focado em vender, extremamente confiante, com um conhecimento intuitivo do mercado, com muita paixão e motivação em resolver o problema de seus clientes. Entretanto, um de seus defeitos é que essa característica pode tornar esse líder um pouco narcisista, e pode tornar meio complicado a relação dele com a equipe.

  • Líder Explorador:

Curioso, sistemático e impassível. O líder explorador é aquele que sempre tem uma forma focada em sistemas para vender e solucionar problemas. É curioso e desenvolve soluções criativas, ao mesmo tempo, pode ser autocrático, impessoal e exigente demais com sua equipe.

  • Líder Expedicionário:

O perfil do líder expedicionário é compassivo e inspirado pela missão. Possui uma profunda preocupação com as necessidades e desejos das pessoas, é extremamente empático, e tem um senso emocional de fazer o que é certo. Porém, devido a essa personalidade mais emocional, pode ter muita dificuldade em lidar e resolver conflitos.

  • Líder Capitão:

Pragmático, empoderador e direto. Este tipo de liderança é focada no crescimento, e tem o cuidado de construir empreendimentos de valor. Direto e franco, este líder tem facilidade em empoderar as pessoas da sua equipe. Mas ao menos tempo, pode ter bastante dificuldade em inovar.

Todos esses defeitos e qualidades, quando identificados, podem ser usados a favor do seu negócio. Aproveite a leitura para anotar alguns insights e melhorar sua estratégia de liderança para obter melhores resultados.

[shareaholic app="share_buttons" id="25714566"]
Receba novidades por e-mail.